Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2599
Title: Feminicídio tentado e as circunstâncias alheias à vontade do agente para a não consumação do crime.
Authors: Lima, João de Deus Alves de (Orientador)
Sá, Sabrina da Silva
Keywords: Violência doméstica
Feminicídio
Prevenção
Issue Date: 20-Jul-2023
Citation: SÁ, Sabrina da Silva. Feminicídio tentado e as circunstâncias alheias à vontade do agente para a não consumação do crime. Orientador: João de Deus Alves de Lima. 2023. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
Abstract: O feminicídio tentado é um crime que ocorre quando uma mulher é vítima de uma tentativa de homicídio por razões de gênero, ou seja, por ser mulher. No Brasil, a Lei do Feminicídio (Lei no 13.104/2015) incluiu esse tipo de crime como hediondo e aumentou a pena para os agressores, em conjunto com a promulgação dessa Lei, existe a modalidade do feminicídio tentado que é um grave problema social que exige ações preventivas e de combate por parte das autoridades e da sociedade como um todo. É importante que sejam implementadas políticas públicas efetivas para prevenir a violência contra as mulheres e garantir a punição adequada aos agressores, a fim de que a sociedade avance na construção de uma cultura de respeito e igualdade de gênero, a diferença desse crime tentado pro consumado, é que no tentado existiu as circunstâncias alheias à vontade do agente que referem-se a fatores que impediram que o crime fosse efetivamente consumado, apesar da intenção do agressor em cometer o ato, essas circunstâncias podem incluir, por exemplo, a intervenção de terceiros, como a chegada de pessoas ou a interferência de outras pessoas presentes no local, a resistência física da vítima, a falha de equipamentos ou armas utilizadas pelo agressor, entre outras situações. Esse trabalho tem como finalidade, trazer à conhecimento a introdução histórica sobre a violência doméstica até por fim tratar do feminicídio tentado, trazendo a problemática das circunstancias alheias e sua eficácia e por fim trazer alguns mecanismos desenvolvidos no DF para a prevenção desse crime.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2599
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sabrina da Silva Sá_parcial.pdf93.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.