Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2661
Title: As medidas coercitivas atípicas do art. 139 IV do Código de Processo Civil: jurisprudência e análise de precedentes.
Authors: Ribeiro, Rodrigo Costa (Orientador)
Santos, Geovana Fábia Pires dos
Keywords: Medidas coercitivas atípicas
Jurisprudência
ADI 5941/DF
Issue Date: 14-Jul-2023
Citation: SANTOS, Geovana Fábia Pires dos. As medidas coercitivas atípicas do art. 139 IV do Código de Processo Civil: jurisprudência e análise de precedentes. Orientador: Rodrigo Costa Ribeiro. 2023. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
Abstract: A monografia analisa a diversidade de entendimento do Poder Judiciário para adoção das medidas coercitivas atípicas nas execuções pecuniárias, sobretudo no que tange à correlação entre a adoção dessas medidas e a obediência aos princípios fundamentais do devedor ao caso concreto. A partir da análise conceitual e classificatória dos meios de coerção atípicos e da análise dos julgados do Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal, demonstra-se que há uma variedade de entendimentos jurisprudências acerca da aplicação da medida coercitiva adequada ao caso concreto. Ademais, a partir de recente julgado do Supremo Tribunal Federal que declarou a constitucionalidade do art. 139, IV do Código de Processo Civil na Ação Direta de Inconstitucionalidade 5941/DF, busca-se compreender como os Tribunais Superiores buscam adequar os direitos dos credores, em ter seu crédito satisfeito, aos direitos fundamentais do devedor, prezando-se pela concretude da decisão judicial.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2661
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Geovana Fábia Pires dos Santos.pdf501.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.