Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2666
Title: Equiparação do crime de injúria racial ao crime de racismo.
Authors: Lima, João de Deus Alves de (Orientador)
Gasparini, Indiara Isabelli
Keywords: Crime
Injúria racial
Racismo
Issue Date: 15-Jul-2023
Citation: GASPARINI, Indiara Isabelli. Equiparação do crime de injúria racial ao crime de racismo. Orientador: João de Deus Alves de Lima. 2023. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre a equiparação do crime de injúria racial ao crime de racismo, tema esse que ganhou força em 2021, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a injúria racial pode ser equiparada ao crime de racismo. Essa decisão do STF trouxe importantes reflexões sobre a necessidade de se combater o racismo estrutural presente na sociedade brasileira. O objetivo dessa equiparação é garantir que as penas para ambas as práticas sejam equivalentes, uma vez que a injúria racial é considerada um crime menos grave que o racismo. A metodologia para a equiparação envolve alterações no Código Penal brasileiro, para que a injúria racial seja considerada um crime inafiançável e imprescritível, como já acontece com o crime de racismo. Os resultados da equiparação são a possibilidade de punição mais severa para as práticas de injúria racial, que muitas vezes são banalizadas ou minimizadas. Além disso, a equiparação é importante para o combate ao racismo estrutural, que ainda é uma realidade no Brasil. Em conclusão, a equiparação do crime de injúria racial ao crime de racismo é uma medida necessária para garantir a igualdade de tratamento na justiça e combater a discriminação racial.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2666
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Indiara Isabelli Gasparini.pdf295.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.