Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2679
Title: Inocorrência de responsabilidade civil por ausência de vínculo afetivo entre pais biológicos e filhos.
Authors: Borges, Ivan Cláudio Pereira (Orientador)
Tarquinio, Luciana Fátima Figueredo
Keywords: Direito de família
Abandono afetivo
Discórdia do STJ
Issue Date: 17-Jul-2023
Citation: TARQUINIO, Luciana Fátima Figueredo. Inocorrência de responsabilidade civil por ausência de vínculo afetivo entre pais biológicos e filhos. Orientador: Ivan Cláudio Pereira Borges. 2023. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
Abstract: O problema de pesquisa em foco é expor e analisar o conflito interpretativo e aplicativo existente atualmente nas Turmas do Superior Tribunal de Justiça quanto à caracterização de responsabilidade civil de abandono afetivo ante a ausência de vínculo afetivo de pais e mães para com seus filhos biológicos. A justificativa acadêmica está no fato de que os julgadores da mais alta corte infraconstitucional do país, o STJ, construíram dúvidas em seus julgados de tal forma que nesta questão o entendimento não está pacificado. Como hipóteses de solução, primeiramente, se fez uma exposição sintética dos argumentos e conclusões de cada Turma Cível a respeito do tema. Em seguida, procurou-se isolar a percepção jurídica do STJ sobre ‘vínculo afetivo’ para melhor esclarecimento das diversas conclusões existentes nas Turmas. Ao final, procurou-se ressaltar a complexidade da questão jurídica sob análise pela constatação dos efeitos jurídicos no abandono afetivo temerário da paternidade ou maternidade biológica. A conclusão foi a de que a presença ou ausência de laços afetivos não invalida a paternidade ou maternidade biológica, devendo-se levar em consideração, na análise de cada caso, o aspecto pedagógico, a fim de que sirva como parâmetro para tornar a parentalidade sensível ao agente. O método científico de análise empregado foi por meio de entendimentos e observações jurídicas abrangentes, incluindo jurisprudência relevante, dos pontos significativos apresentados nos votos e decisões.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2679
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luciana Fátima Figueredo Tarquinio.pdf730.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.