Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2680
Title: A litigância de má-fé no processo trabalhista.
Authors: Carvalho, Eduardo Antônio Dória de (Orientador)
Lacerda, Márcio Francisco de
Keywords: Litigância de má-fé
Condenação
Inverdades
Issue Date: 18-Jul-2023
Citation: LACERDA, Márcio Francisco de. A litigância de má-fé no processo trabalhista. Orientador: Eduardo Antônio Dória de Carvalho. 2023. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
Abstract: O presente trabalho busca levar ao conhecimento de todos a situação que enfrentam as partes quando se trata da litigância de má-fé no processo trabalhista, pois esta situação tende a prejudicar todas as partes envolvidas e o próprio processo, pois as inverdades corroboram para o prejuízo do mesmo. No processo trabalhista esta prática é corriqueira, que acontece de várias maneiras, como por exemplo, a apresentação de documentos falsos, depoimentos mentirosos e várias atitudes que procuram desestruturar o trâmite do processo e da disputa judicial. Para que seja coibida de forma enérgica a litigância de má-fé durante o decorrer do processo é necessário que os magistrados ajam de maneira enérgica na aplicação de todas as sanções legais, incluindo a aplicação de multas, a condenação da parte litigante a indenizar a parte contrária e até mesmo à perda da causa. Também as partem devem ter consciência de que essa prática delituosa é de enorme gravidade e que as partes devam agir de forma ética e respeitosa durante todo o processo. Sendo assim, a litigância de má-fé pode ser combatida e o processo trabalhista alcançaria decisões mais justas e equilibradas, reduzindo os prejuízos paras as partes e principalmente o alcance da justiça, o que é almejado por todos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2680
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Márcio Francisco de Lacerda.pdf350.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.