Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2683
Title: O impacto da violência no desenvolvimento de crianças e adolescentes: violação ao princípio da dignidade humana.
Authors: Lima, João de Deus Alves de (Orientador)
Lima, Polyanna Vitória da Silva
Keywords: Infância
Dignidade humana
Direito penal
Issue Date: 18-Jul-2023
Citation: LIMA, Polyanna Vitória da Silva. O impacto da violência no desenvolvimento de crianças e adolescentes: violação ao princípio da dignidade humana. Orientador: João de Deus Alves de Lima. 2023. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
Abstract: O presente trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica sobre como a infância nem sempre foi vista como uma fase do desenvolvimento humano específica que necessita de atenção singular e como essa hostilidade fez com que durante séculos crianças não fossem vistas como sujeitos de direito; atualmente esse cenário é distinto, no entanto, esse público continua sofrendo diversos tipos de violência que violam sua dignidade humana, atrapalham seu desenvolvimento e marcam suas vidas até o fim. Tendo em vista que crianças e adolescentes seguem a pluralidade dos indivíduos como um todo, os jovens que são desprovidos de privilégios econômicos, raciais e de gênero tendem a ser vítimas de violências com mais incidência. Quanto a problemática é possível notar as limitações do Direito Penal visto que a resposta do Estado a essas violações é de cunho repressivo e, ao se preocupar com a punição de agressores, deixam as vítimas desassistidas e vulneráveis a continuar sofrendo essas violências na medida em que o sistema prisional promove uma agravação dos crimes cometidos por parte daqueles que ficam em situação de privação não só de liberdade como de direitos humanos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2683
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Polyanna Vitória da Silva Lima.pdf352.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.