Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2685
Title: Assédio moral no ambiente de trabalho e a reparação do direito subjetivo.
Authors: Carvalho, Eduardo Antônio Dória de (Orientador)
Teixeira, Sandra Lopes
Keywords: Assédio moral
Ambiente de trabalho
Direito subjetivo
Issue Date: 18-Jul-2023
Citation: TEIXEIRA, Sandra Lopes. Assédio moral no ambiente de trabalho e a reparação do direito subjetivo. Orientador: Eduardo Antônio Dória de Carvalho. 2023. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
Abstract: O assédio moral no ambiente de trabalho é tratado como prática abusiva recorrente e discriminatória que pode advir tanto de superiores hierárquicos como de parceiros de trabalho. A conduta condenável consiste em reiteradas investidas degradantes e ofensivas que ocasionam danos psíquicos e/ou físicos nos envolvidos como depressão, ansiedade, síndrome do esgotamento profissional, até o desejo ao suicídio, dentre outros sintomas e cuja prática indiscriminada do agressor pode reiterar na reparação subjetiva do prejuízo sofrido pela vítima. Tal prática antimoral no ambiente laboral nas empresas, ressalta a importância de as organizações empresárias criarem mecanismos de controle e coibição do ato delitivo a garantir punições administrativas aos envolvidos com intuito de abolir a conduta reprovável. O assédio no ambiente de trabalho é comportamento grave e antiético em que a vítima que sofreu o dano precisa provar na justiça trabalhista que sofreu o prejuízo para que a reparação subjetiva do dano ao assédio moral se faça necessária.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2685
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sandra Lopes Teixeira.pdf242.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.