Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/329
Title: Benefícios do método pilates na terceira idade: uma revisão sistemática.
Authors: Resende, Lorena Cruz (Orientador)
Oliveira, Anderson Gabriel Teles
Keywords: Educação física - terceira idade
Qualidade de vida
Flexibilidade: pilates
Issue Date: 20-Feb-2020
Citation: OLIVEIRA, Anderson Gabriel Teles. Benefícios do método pilates na terceira idade: uma revisão sistemática. Orientador: Lorena Resende Cruz. 2019. 12f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Educação Física) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: Introdução: O método Pilates, criado por Joseph Hubertus, tem sido indicados para idosos, a fim de lhes proporcionar ganho de força e resistência muscular, visto que os mesmos tendem a sofrer incapacidades funcionais devido ao envelhecimento, sedentarismo ou patologias. Objetivo: Analisar os beneficios do Pilates na capacidade funcional dos idosos. Metodologia: realizou-se levantamento bibliográfico nas bases de dados do lilacs/BIREME, Scielo e Medline; utilizando-se os descritores: benefícios. Pilates; Qualidade de Vida; Terceira idade. Resultados: segundo literatura analisada, o Pilates, auxilia no aumento da força e resistência muscular Conclusão: o Pilates traz benefícios significativos para a funcionalidade e qualidade de vida dos idosos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade Educação Física, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/329
Appears in Collections:Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Anderson_Oliveira_0005091.pdf219.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.