Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/407
Title: A tarifação do dano moral instituída pela reforma trabalhista: reflexão da efetividade do valor da dignidade do trabalhador sob a ótica constitucional brasileira.
Authors: Sousa, Daiana Maria Santos de (Orientador)
Germano, Ana Caroline Oliveira
Keywords: Direito do trabalho
Reforma trabalhista
Trabalhador - dignidade
Issue Date: 8-Dec-2020
Citation: GERMANO, Ana Caroline Oliveira. A tarifação do dano moral instituída pela reforma trabalhista: reflexão da efetividade do valor da dignidade do trabalhador sob a ótica constitucional brasileira. Orientador: Daiana Maria Santos de Sousa. 2020. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: Este Artigo Científico tem como objetivo principal analisar a constitucionalidade da tarifação do dano moral na Justiça do Trabalho instituída pela Reforma Trabalhista 13.467/2017, uma modificação atual de grande relevância social e jurídica de interesse da sociedade laboral. Este estudo se divide em três seções, sendo a primeira destinada a realizar uma abordagem conceitual doutrinária acerca do conceito de dano moral, abrangendo sua natureza jurídica. Ato contínuo, na segunda seção, far-se-á uma síntese sobre o dano extrapatrimonial na perspectiva da Reforma Trabalhista, e por fim na terceira seção será analisada a Constitucionalidade do artigo 223-G da CLT introduzido pela lei 13.467/2017, verificando a compatibilidade do referido artigo com a norma constitucional, preconizada nos artigos 1º, III e IV, 5 incisos V e X e art. 7º, XXVII da CRFB de 1988. Para o decorrer do estudo será utilizada uma pesquisa bibliográfica acerca do posicionamento dos doutrinadores da matéria em questão, bem como, à análise da Constituição Federal/1988, com a finalidade teórica de promover um modelo imparcial e completo, para a solução da problemática apresentada.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/407
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Caroline Oliveira Germano_0006160.pdf371.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.