Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/408
Title: A violação do princípio da dignidade da pessoa humana no sistema carcerário.
Authors: Ricardo, Willian Andrade (Orientador)
Barroso, Ana Paula Sarjes
Keywords: Dignidade humana - violação
Pena - liberdade condicional
Assistência médica - precariedade
Issue Date: 10-Dec-2020
Citation: BARROSO, Ana Paula Sarjes. A violação do princípio da dignidade da pessoa humana no sistema carcerário. Orientador: Willian Andrade Ricardo. 2020. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: O presente trabalho busca fazer a reflexão do princípio da dignidade da pessoa humana e o sistema carcerário brasileiro, no qual os direitos fundamentais dos presos, como saúde, higiene, integridade física, honra, alimentação, lazer, são constantemente violados. Busca-se fazer uma análise da evolução das penas e do tratamento ao preso ao longo da história da humanidade, desde a vingança divina, passando pela vingança privada até se chegar à vingança pública, que corresponde ao direito subjetivo de punir do Estado, tornando a prisão como a principal pena. Aspectos como sistema prisional, regime de cumprimento de pena, sistema de aplicação da pena, objetivo da aplicação da pena, prevenção e repressão, Lei de Execução Penal, penas alternativas diversas da prisão, ressocialização do preso e o Estado de Coisas Inconstitucional são analisados para a identificação da aplicação ou não do princípio da dignidade da pessoa humana no sistema prisional. A metodologia utilizada consiste na pesquisa bibliográfica de doutrinadores e na consulta à legislação pertinente ao tema em discussão.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/408
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Paula Sarjes_0010598.pdf442.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.