Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/414
Title: A prisão preventiva com fundamento no requisito de ordem pública e sua (In)compatibilidade com o princípio da presunção da não culpabilidade.
Authors: Lima, João de Deus Alves de (Orientador)
Almeida, Gabriel Reis Amorim
Keywords: Prisão - preventiva
Prisão - cautelar
Ordem pública - garantia
Issue Date: 15-Dec-2020
Citation: ALMEIDA, Gabriel Reis Amorim. A prisão preventiva com fundamento no requisito de ordem pública e sua (In)compatibilidade com o princípio da presunção da não culpabilidade. Orientador: João de Deus Alves de Lima. 2020. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo estudar a garantia de ordem pública como fundamento da prisão preventiva, observando o instituto e se a expressão por representar-se genérica e imprecisa, poderia vir a ferir o princípio da presunção de inocência ou da não culpabilidade, buscando analisar a amplitude do significado “garantia de ordem publica”. Este trabalho se dividirá em três capítulos. O primeiro demonstrará de modo geral as prisões cautelares, seus fundamentos básicos, em especial os requisitos de fumus comissi delicti e periculum libertatis. O segundo capítulo, analisará a expressão garantia de ordem pública, bem como os princípios norteadores da segregação cautelar, dando ênfase ao princípio da presunção da não culpabilidade, refletindo sobre as divergências doutrinárias, quanto à expressão garantia de ordem pública. Por fim um terceiro capítulo fará uma análise de alguns julgados dos Tribunais Superiores quanto à prisão preventiva decretada sob o manto da garantia da ordem pública, e ainda observará quanto (in)compatibilidade com o princípio da presunção de inocência.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/414
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriel Reis Amorim Almeida_0004743.pdf792.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.