Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/498
Title: Manejo odontológico na criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): revisão de literatura.
Authors: Vieira, Letícia Diniz Santos (Orientador)
Peres, Bruna Câmara
Keywords: Odontopediatria
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH
Comportamento - controle
Issue Date: 22-Feb-2021
Citation: PERES, Bruna Câmara. Manejo odontológico na criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): revisão de literatura. Orientador: Letícia Diniz Santos Vieira. 2020. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos distúrbios psicológicos mais frequentemente diagnosticados em crianças. Os principais sintomas desse distúrbio são níveis inconsistentes e crônicos no desenvolvimento de desatenção, impulsividade e hiperatividade. De acordo com os sintomas, existem três formas de apresentação: predominantemente desatenta, predominantemente hiperativa-impulsiva e combinada. O julgamento clínico é o método de avaliação diagnóstico realizado por profissionais como psiquiatras, psicólogos, psicanalistas, neurologistas infantis, pediatras, terapeutas cognitivos comportamentais, neurocientistas e outros profissionais. O objetivo foi realizar uma revisão da literatura sobre as diferentes técnicas não farmacológicas de manejo comportamental que podem ser realizadas no paciente TDAH. Concluiu-se que as técnicas de manejo comportamental em relação ao paciente com TDAH englobam consultas curtas e são exitosas às técnicas de distração, contenção física, comunicação verbal objetiva e nível e tom de voz objetivo, reforço positivo imediato e de uso limitado as técnicas dizer-mostrar- fazer e modelagem.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/498
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruna Câmara Peres_0004250_parcial.pdf191.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.