Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/608
Title: Influência do abate humanitário e bem-estar animal na qualidade da carne bovina: uma revisão.
Authors: Souza, Stefânia Marcia de Oliveira (Orientador)
Santos, Caio Marques dos
Keywords: Embarque - animal
Lesão
Temperatura
Issue Date: 24-Mar-2021
Citation: SANTOS, Caio Marques dos. Influência do abate humanitário e bem-estar animal na qualidade da carne bovina: uma revisão. Orientador: Stefânia Marcia de Oliveira Souza. 2020. 22f.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: O bem-estar animal vem ao longo dos anos sendo um dos aspectos mais exigidos dentro da produtiva da carne. A qualidade do produto final pode ser comprometida por situações que podem levar a contusões e lesões nos animais durante o manejo na propriedade, no embarque, durante o processo de transporte, nos currais frigoríficos o que compromete negativamente o produto. O abate humanitário é o conjunto de procedimentos técnicos e científicos que garantem o bem-estar dos animais desde o embarque na propriedade rural até a operação de sangria no matadouro-frigorífico que está inteiramente interligada a alguns fatores como: densidade, duração, distância e temperatura, apresentam grande influência no quesito de qualidade da carne. Assim a execução adequada das etapas de produção da carne, corroboram com a obtenção de produtos de maior qualidade e consequentemente maior valor agregado e ainda evita situações indesejáveis ao consumidor como alterações organolépticas do produto bem como problemas de saúde pública.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/608
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caio Marques dos Santos_0013537.pdf511.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.