Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/915
Title: O uso de uma ferramenta de BI (business intelligence) aplicada ao processo de gerenciamento de risco em uma organização do setor público.
Authors: Santos, Jorge Alberto dos (Orientador)
Silva, David Rafael Ferreira da
Santos, Matheus Viana Dos
Santos, Walyson Martins dos
Keywords: Gerenciamento de risco
Business intelligence
Ambiente organizacional
Issue Date: 16-Sep-2021
Citation: SILVA, David Rafael Ferreira da; SANTOS, Matheus Viana Dos; SANTOS, Walyson Martins dos. O uso de uma ferramenta de BI (business intelligence) aplicada ao processo de gerenciamento de risco em uma organização do setor público. Orientador: Jorge Alberto dos Santos. 2021. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Sistemas de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: O Gerenciamento de risco é uma área de conhecimento utilizada por muitas organizações públicas e privadas e proporciona uma análise e mapeamento de possíveis eventos, que possam gerar danos no ambiente organizacional. Neste trabalho acadêmico foi estudado o conceito de gestão de risco e observado o funcionamento de um sistema de controle de uma empresa pública, o qual possui uma ferramenta de BI (Business Intelligence) que possibilita analisar o passo a passo, identificar as causas e o nível de risco. A gestão dos processos que envolvem a organização é realizada com o objetivo de prevenir danos, ataques e prejuízos financeiros. O estudo demonstrou que a visualização por meio do dashboard com gráficos e tabelas, auxilia de forma significativa a camada de apresentação para melhores resultados e auxilia no processo de tomada de decisão.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Sistemas de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/915
Appears in Collections:Sistemas da Informação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.