Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2132
Title: Intolerância Religiosa no Direito do Trabalho.
Authors: Santana, José Paes de (Orientador)
Souza, Alana Cristina dos Santos
Keywords: Direitos Fundamentais
Liberdade Religiosa nas Relações de Trabalho
Indenização por Danos Morais
Issue Date: 13-Dec-2022
Citation: SOUZA, Alana Cristina dos Santos. Intolerância Religiosa no Direito do Trabalho. Orientador: José Paes de Santana. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: O presente artigo tem como objetivo fazer uma breve exposição, por meio de pesquisa secundária de referências bibliográficas, sobre a problemática da intolerância religiosa nas relações de trabalho, que se apresenta como uma discriminação latente e atual, uma vez que a religião e o trabalho são preceitos que fazem parte da rotina e da vida do individuo. Trata- se da colisão entre princípios e direitos fundamentais constitucionais, tais quais o direito do empregador de dispor livremente das condições de trabalho e a liberdade do obreiro de exercer suas crenças e liturgias. No cômputo dessa problemática, abordaremos a evolução histórica e consolidação atual das normas a cerca do tema, bem como jurisprudências e doutrinas sobre o mesmo, por meio de uma análise qualitativa dos conteúdos bibliográficos estudados, o que se reveste de relevante importância para o meio acadêmico e científico. Também abordaremos uma possível dificuldade para pleitear indenização pelas possíveis lesões sofridas pelo obreiro. Ainda será abordado uma breve explanação sobre a laicidade do Estado brasileiro e a construção da separação entre Estado e Religião, que hoje já está consolidada. Por fim, serão apresentadas possíveis soluções para o problema de pesquisa, por meio da discussão dos objetivos retromencionados.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2132
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alana Cristina dos Santos Souza.pdf479.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.