Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2600
Title: Estudo da evolução das medidas socioeducativas aplicadas a menores infratores em face dos direitos fundamentais dos adolescentes: posição garantista e concretista constitucional.
Authors: Aguiar, Antonio Róger Pereira de (Orientador)
Côrte, Mateus Aguiar
Keywords: Direitos fundamentais
Menor infrator
Estatuto da Criança e do Adolescente
Issue Date: 18-Jul-2023
Citation: CÔRTE, Mateus Aguiar. Estudo da evolução das medidas socioeducativas aplicadas a menores infratores em face dos direitos fundamentais dos adolescentes: posição garantista e concretista constitucional. Orientador: Antonio Róger Pereira de Aguiar. 2023. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
Abstract: O presente artigo visa apresentar um estudo sobre as medidas socioeducativas aplicadas a menores infratores em face dos direitos fundamentais dos adolescentes, mostrando a importância da proteção dos direitos fundamentais dos menores, correlacionando à Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que trouxe em seu contexto as medidas socioeducativas e os atos infracionais. Será estudado se alguma medida socioeducativa fere direitos fundamentais do menor, apresentando como base a medida de internação. O estudo destaca a importância de uma abordagem multidisciplinar, envolvendo as unidades de internação e diferentes profissionais, como assistentes sociais, psicólogos e educadores, para garantir a efetividade das medidas socioeducativas e promover a proteção dos direitos fundamentais do menor infrator. Portanto, é fundamental que as medidas socioeducativas garantam o objetivo de promover a ressocialização e a reintegração dos menores infratores na sociedade, garantindo o respeito aos seus direitos fundamentais.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2600
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mateus Aguiar Côrte.pdf204.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.