Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2682
Title: A imputabilidade penal de pessoas com transtornos mentais.
Authors: Severiano, Eusiléa Pimenta Roquete (Orientador)
Ribeiro, Pedro Côrte de Lima
Keywords: Imputabilidade penal
Transtornos mentais
Sistema judiciário
Issue Date: 18-Jul-2023
Citation: RIBEIRO, Pedro Côrte de Lima. A imputabilidade penal de pessoas com transtornos mentais. Orientador: Eusiléa Pimenta Roquete Severiano. 2023. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo ampliar os conhecimentos acerca da imputabilidade penal das pessoas com transtornos mentais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa que busca analisar a importância de compreender o tratamento dessas pessoas pelo sistema judiciário, a fim de garantir justiça e equidade. Para alcançar esse propósito, foram realizadas pesquisas nos sistemas Google Acadêmico e Scielo. Destaca-se a necessidade de compreender as implicações legais e psicológicas da avaliação da imputabilidade penal, bem como a importância de se estabelecer medidas efetivas para garantir a assistência adequada aos indivíduos com transtornos mentais envolvidos em processos criminais. A compreensão dessas questões pode levar a uma melhoria significativa na qualidade da assistência prestada a esses indivíduos, contribuindo para um sistema judiciário mais justo e inclusivo. O tratamento adequado dessas pessoas pode ajudar na prevenção de futuros delitos e na reintegração desses indivíduos na sociedade. Portanto, é fundamental que haja uma abordagem multidisciplinar e humanizada para lidar com essas questões complexas. Além disso, é importante ressaltar que o estudo da imputabilidade penal das pessoas com transtornos mentais pode contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes e para a promoção dos direitos humanos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2682
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pedro Côrte de Lima Ribeiro.pdf250.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.