Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/427
Title: Internação involuntária de dependentes de drogas da lei 13.840/19: a responsabilidade do Estado no provimento de saúde em contraponto à privação de outros direitos constitucionalmente previstos.
Authors: Ricardo, Willian Andrade (Orientador)
Ferreira, Juliane da Silva
Keywords: Lei - drogas
Internação - compulsória
Direito - liberdade
Issue Date: 17-Dec-2020
Citation: FERREIRA, Juliane da Silva. Internação involuntária de dependentes de drogas da lei 13.840/19: a responsabilidade do Estado no provimento de saúde em contraponto à privação de outros direitos constitucionalmente previstos. Orientador: William Andrade Ricardo. 2020. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: O presente artigo tem como finalidade analisar a internação involuntária de dependentes de drogas prevista na Lei 13.840/19 enquanto medida de saúde oferecida pelo Estado em cumprimento ao seu dever de oferecer saúde. Ao mesmo tempo, busca-se verificar se há maneira de executar essa internação sem desrespeitar direitos e garantias constitucionalmente previstos. Para tanto, houve estudo sobre algumas garantias constitucionais como liberdade, vida, dignidade da pessoa humana, além de estudo sobre as diretrizes constitucionais que regem o dever do Estado de fornecer saúde e a própria internação involuntária. A análise feita utilizou fontes como a Lei de Drogas, a Constituição Federal de 1988, pesquisa bibliográfica às doutrinas de José Afonso da Silva, Luiz Flávio Gomes, Talvane de Moraes, etc., bem como analisou posições de juristas e profissionais da área da saúde (física e mental) a respeito da medida, com o objetivo de solucionar a problemática de estudo.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/427
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Juliane da Silva Ferreira_0005067.pdf494.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.