Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/970
Title: Execução civil: considerações sobre o uso e a efetividade dos meios executivos atípicos.
Authors: Bandeira, Alexandra Tatiana da Silva Marques (Orientador)
Roriz, Renato Matos
Keywords: Execução civil
Adequação - efetividade
Atipicidade - meio executivo
Issue Date: 1-Sep-2021
Citation: RORIZ, Renato Matos. Execução civil: considerações sobre o uso e a efetividade dos meios executivos atípicos. Orientador: Alexandra Tatiana da Silva Marques Bandeira. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.30f.
Abstract: Este artigo aborda o tema Execução Civil, apresentando as considerações doutrinárias e jurisprudenciais sobre a utilização dos meios executivos atípicos, bem como sobre a sua efetividade e sua adequação durante o exercício da atividade executiva exercida pelo Poder Judiciário. Em que pese a lei processual vigente consagrar, de forma expressa, a possibilidade de aplicação das chamadas cláusulas gerais, que conferem poder ao magistrado, com a finaldiade de garantir a satisfação do direito do credor, direito este relacionado à toda e qualquer tipo de obrigação, inclusive de pagar quantia certa, veremos que há debate sobre a utilização das medidas atípicas. Outro ponto analisado é se as referidas medidas atípicas respeitam os princípios constitucionais e infraconstitucionais, já que tal celeuma está presente na doutrina e na jurisprudência brasileira, em princípio, sem que se tenha chegado ao um consenso que afaste a insegurança jurídica e traga isonomia para todos os casos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/970
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Renato Matos Roriz_0006250.pdf657.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.