Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2156
Title: Crime de falsidade documental no contexto dos serviços extrajudiciais: falsidade ideológica ou crime contra o estado de filiação.
Authors: Aguiar, Antonio Róger Pereira de (Orientador)
Santos, Osmano Monteiro dos
Keywords: Direito penal
Direito registral e notarial
Serviços extrajudiciais
Issue Date: 14-Dec-2022
Citation: SANTOS, Osmano Monteiro dos. Crime de falsidade documental no contexto dos serviços extrajudiciais: falsidade ideológica ou crime contra o estado de filiação. Orientador: Antônio Roger Pereira de Aguiar. 2022. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Univesitário dor Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: O artigo tem por objetivo discorrer sobre crimes de falsidade documental cometidos no contexto do serviço extrajudicial. Analisar-se-á a possibilidade de aplicação da segunda parte do parágrafo único do art. 299 do Código Penal aos crimes contra o estado de filiação. Serão estudadas as seguintes condutas tipificadas: falsidade ideológica (segunda parte do parágrafo único do art. 299, falsificação ou alteração de assentamento de registro civil); e o crime de registro de nascimento inexistente (art. 241). Expender-se-á sobre a conduta dar parto alheio como próprio (o falsário declara falsamente filiação ao agente cartorário que expede certidão de nascimento com dados falsos). Será descrito o tratamento dado pelo legislador penal ao falsário, visando preservar a fé pública na prova documental, cotejando o princípio da proporcionalidade da pena por meio da evolução histórica. Será examinado o incidente de falsidade documental e suas repercussões no serviço extrajudicial. A abordagem será o método indutivo. A pesquisa será exploratória por meio da revisão bibliográfica.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2156
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Osmano Monteiro dos Santos.pdf353.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.